Receba as Respostas Direto em Seu e-mail, Gratis!

Seu E-mail:

Atenção: Confirme no e-mail que você receberá!

A Igreja Voz da Verdade é Seita? Unicista? O que pregam? No que eles acreditam?

“Há três grupos religiosos que com muita facilidade ainda têm acesso aos púlpitos de muitas de nossas igrejas, e conseguem camuflar-se no seio das Assembléias de Deus. Eles não são ortodoxos, isto é, são contra o Cristianismo histórico, revelado na Bíblia e por isso representam uma ameaça à unicidade e à doutrina da Igreja. São eles a Igreja Local, de Witness Lee, a Igreja ‘Voz da Verdade’[??????] e Igreja Adventista do Sétimo Dia.”

OBSERVAÇÃO: Voz da Verdade= grupo musical evangélico, compôs belíssimas e edificantes canções, disso não há dúvida. Aqui neste material está sendo questionado alguns pontos doutrinários, em que eles acreditam.

A Igreja Local de Witness Lee publica o Jornal Árvore da Vida, conhecido também por seu ônibus "Expolivro", com suas publicações (Não confundir com uma Igreja Local, que é evangélica e nem com um ministério argentino chamado Árvore da Vida. Por essa razão, cada vez que me refiro a Igreja Local, faço menção de seu líder e de seu ônibus). Esse movimento nega a Trindade definida no Credo Atanasiano, que diz: "Não confundimos as Pessoas, nem separamos as substâncias".1 É unicista,2

pois ensina que o batismo nas águas perdoa pecados3 e não reconhece as demais igrejas evangélicas.4 Entretanto, nos procuram para vender suas publicações e disseminar suas crenças, condenadas pela Bíblia e contrárias à nossa doutrina.

A Igreja Voz da Verdade foi fundada em 05/01/1984, na cidade de Santo André (SP). Ela é hoje conhecida em nossas igrejas por causa do Conjunto de mesmo nome. Essa Igreja é unicista, batiza em nome de Jesus e é contra as demais igrejas evangélicas, pois afirma que o batismo efetuado pelas igrejas trinitarianas são sem valor bíblico e "forjado pelo homem". O interesse deles por nossas igrejas é porque vendem muitos discos, fitas e CDs e disseminam seus ensinos. Descobrimos isso em 1991 e desde então suas músicas deixaram de ser cantadas nas igrejas da região, sob nossa jurisdição.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, embora não seja unicista, suas crenças são contrárias às demais igrejas evangélicas e nem as reconhece. Seus adeptos nos procuram para vender suas publicações e praticar um proselitismo sectário e desleal. Tem, como a Igreja Voz da Verdade, um conjunto musical que atrai a nossa juventude, o Grupo Prisma.
Intimidações

Temos visto em muitas cidades que os hinos do Conjunto Voz da Verdade são cantados livremente em nossas igrejas. Há casos em que o próprio conjunto é convidado para fazer apresentações sendo seu pastor o pregador. Por isso, que cada vez que trazemos à tona os ensinos desses grupos unicistas eles reagem como fossem violados em seus direitos.

A lição 5 da revista da Escola Dominical, intitulada Seitas Modalistas, desse segundo trimestre menciona o tal conjunto juntamente com sua igreja na lista das seitas modalistas. É citado em apenas um parágrafo e toda a lição gira em torno de dois pontos doutrinários: As seitas modalistas negam a doutrina da Trindade

e têm problema com batismo nas águas. Isso foi o suficiente para a reação do pastor da Igreja Voz da Verdade, que me telefonou ameaçando levar o caso à Justiça, alias, essa não é a primeira vez que seus adeptos têm tentado me intimidar.

No segundo semestre de 1994 a CPAD publicou um artigo no Mensageiro da Paz, em quatro partes sobre a Igreja Local de Witness Lee. Antes da publicação da quarta parte do artigo, a CPAD recebeu uma carta assinada por dois advogados constituídos pela Igreja Local, exigindo direito de resposta, alegando difamação e calúnia. O disparate jurídico era tal que a CPAD sequer respondeu a esses advogados.

O mesmo aconteceu quando publicamos a matéria Tirando a Máscara da Igreja Local, na revista Defesa da Fé, outubro - dezembro de 1996. Recebemos do advogado da Igreja Local, via cartório, a notificação exigindo direito de resposta. A edição seguinte da revista trouxe uma matéria sobre o assunto.5

Recebemos no Instituto Cristão de Pesquisas - ICP um fax com a seguinte mensagem: "Repudiamos a lição Segundo Trimestre por incluir o consagrado e abençoado Ministério Voz da Verdade - Assembléia de Deus Taboão S. B. C., 04/04/97". Acontece que veio o número do telefone do aparelho emissor. O ICP telefonou para o número constante no fax e constatou-se que era da residência do pastor da Igreja Voz da Verdade.

O que acontece é que essas seitas querem livre acesso em nossas igrejas. Quando vêem que esse acesso está em risco entram em desespero. Uns estão em busca de adeptos, pois não reconhecem as denominações evangélicas; outros querem vender seus produtos: livros, discos, fitas cassetes, CDs etc., e reconhecem o potencial da Assembléia de Deus.

Quando vêem seus lucros ameaçados não hesitam apelar até para a justiça. Mas se esquecem que não têm o direito de mandar em casa alheia. Agem como se não tivéssemos o direito de ensinar a nossa doutrina ao povo. Por que não procuram suas igrejas?

Nós tomamos o devido cuidado para apresentar um estudo sério e devidamente documentado. Não partimos para ataques pessoais e nem difamamos qualquer grupo religioso. Refutamos suas crenças pela Bíblia. Tratamos a todos com respeito e dignidade, mas nem por isso devemos dizer que o certo é errado e o errado é certo. Além disso, nunca publicamos algo sem que pelo menos um advogado examine para que esses grupos não tenham subsídios para requerer em juízo o direito de resposta.
O Conjunto Voz da Verdade é modalista
O que é modalismo? O que significa ser unicista ou modalista? Talvez sejam algumas das perguntas que,
com toda razão, alguns irmãos estão fazendo e merecem uma resposta.

No segundo século da Era Cristã, a Igreja saiu ilesa da batalha contra o gnosticismo, (doutrina que negava o Jesus homem; diziam que este teve um corpo docético - fantasma e por isso não sofreu) mas deixou como saldo a preocupação dos cristãos sobre a divindade do Logos e o monoteísmo. Os Pais da Igreja se empenharam com muita garra nessa luta contra as heresias. Se Jesus é Deus absoluto como fica o monoteísmo judaico-cristão? Por outro lado havia outra questão: Se o Logos (palavra grega para Verbo em João 1.1,14) é subordinado ao Pai, isso não compromete a divindade absoluta de Jesus?

Havia na época os alogoi e os ebionitas, que eram as seitas do segundo século que negavam a deidade absoluta de Jesus. Nessa época surgiram os que Tertuliano chamou de monarquianistas, (do grego monarchia - "governo exercido por uma única pessoa"). Estavam divididos em dois grupos: Dinânimos e Modais.
No início do quarto século negava a eternidade de Jesus
Os monarquistas dinâmicos (do grego dynamis "força, poder") diziam que Deus deu força e poder a

Jesus, adotando-o como Filho, negando assim a divindade absoluta de Jesus, e também a Trindade. Era o prenúncio do arianismo, que no início do quarto século negava a eternidade de Jesus, considerando Cristo um deus de segunda categoria, igual ao ensinos das Testemunhas de Jeová. Essa doutrina dos dinâmicos era defendida por Teodoro de Bizâncio, Artemão e Paulo de Samosata.

Os monarquistas modais ensinavam que as três Pessoas da Divindade se manifestavam por vários modos, daí o nome modalista. Defendido por Noeto de Esmirna e Práxeas de Cartago, ensinavam que o Pai nasceu e sofreu e que Jesus era o Pai. Por essa razão, no Ocidente, eles eram chamados de patripassianistas (do latim Pater "Pai" e passus de patrior "sofrer" - O Pai se encarnou em Cristo e sofreu com Ele). No Oriente eram chamados sabelianistas, pois o heresiarca Sabélio foi quem mais se destacou na propagação dessa heresia. Segundo essa doutrina, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são apenas três aspectos da Divindade, sendo, portanto, uma mesma Pessoa. Essa doutrina do bispo Sabélio é hoje chamada de sabelianismo ou modalismo.

Sabélio usava a palavra "pessoa" para cada Pessoa da Divindade, mas para ele essa "pessoa" tinha o sentido de máscara ou de manifestações diferentes de uma mesma Pessoa Divina. Na sua concepção o Pai, o Filho e o Espírito Santo são nomes de três estágios ou fases diferentes. Ele era Pai na criação e na promulgação da lei, Filho na encarnação e Espírito Santo na regeneração. Essa doutrina foi combatida por Tertuliano em Contra Práxeas, quando pela primeira vez o apologista Tertuliano usa o termo Trinitas ("Trindade") para a Divindade.

O sabelianismo ganhou espaço por mais ou menos cem anos em Roma, Ásia Menor, Síria e Egito. Em 263, Dionísio de Alexandria enfrentou o próprio Sabélio derrotando o sabelianismo. Depois disso o Cristianismo passou a repudiar o sabelianismo e o combate a essa heresia continuou até que ela desaparecesse completamente da história. Depois de muitos séculos essa heresia foi trazida de volta, das profundezas do inferno, por John G. Scheppe, fundador da seita "Só Jesus", em 1913.
Estatutos do Conjunto Voz da Verdade e seu manual de batismo

O artigo 10.a do estatuto da Igreja Voz da Verdade diz: "O batismo é processado nas águas, por imersão, e conforme os apóstolos efetuavam, S. Mateus 28:19 - Atos cap. 2:38; não invocar títulos de formalismo de homens; mas invocar o nome de Deus que é Jesus (Atos 22:16 - Col. 3:17 - Mat. 1:21-23 - João 1:1-3 v. 10 e 1)".
10.b - "... Cremos na singularidade de Deus em que cuja unicidade é patente conforme afirma a Bíblia
Sagrada".
10.c - "A base fundamental desta Igreja, é crer e ter fé em Jesus Cristo aceitando-o como único e
exclusivo Deus...".
No artigo 11, mencionam quatro finalidades da instituição, sendo as três últimas:
"Fazer notório o nome de Deus na terra o qual é Jesus. Fazer notória a Unicidade de Deus. Batizar as
almas, pecadores arrependidos, invocando o nome de Jesus".

No próprio estatuto é manifesto o batismo em nome de Jesus e o unicismo de Deus. No manual de batismo, apostila escrita pelo próprio fundador, a Instrução Inicial Pró-Batismo, na pergunta da questão 10: "Qual é o significado da palavra trindade? Responde da seguinte maneira: "a) Associação de três pessoas com pensamentos iguais; b) teoria religiosa de intenção carnal e diabólica com sentido de alimentar uma ilusão de satanás que teve a pretensão de pluralizar a plenitude da divindade; e c) decreto religioso por parte do clero no Conselho de Nicéia no ano de 325 d.C.".
As respostas às perguntas 11 e 13 são uma exposição do modalismo. Como, pois, vamos admitir que tais
pessoas cantem e preguem em nossos púlpitos ou até mesmo apresentem suas músicas em nossas igrejas
visto que zombam de nós?
Refutação bíblica do unicismo

O unicismo é contrário à doutrina dos evangélicos. O nosso Cremos, publicado em cada edição do Mensageiro da Paz, órgão oficial da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil - CGADB; diz no primeiro artigo de fé: "Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Deuteronômio 6.4; Mateus 28.19; Marcos 12.29".

Antes de tudo, é bom que se saiba que o nome "Deus" é uma polissemia (nome com mais de um significado), na Bíblia. Ele se aplica ao Pai sozinho (Filipenses 2.11), da mesma forma ao Filho (1 João 5.20) e ao Espírito Santo (Atos 5.3,4). Aparece na maioria das vezes, com referência à Trindade (Deuteronômio 6.4). Isso também ocorre com o nome Yahweh (Jeová ou Senhor, em nossas versões da Bíblia). Aplica-se ao Pai sozinho (Salmo 110.1), ao Filho (compare Isaías 40.3; Mateus 3.3), e ao Espírito Santo (Ezequiel 8.1-3). No entanto aplica-se à Trindade (Deuteronômio 6.4; Salmo 83.18).

A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Ele é um só, ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Isso não é trietísmo e nem unicismo, mas a Santíssima Trindade. A Trindade, portanto, é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, em uma só Divindade, sendo iguais, eternas, da mesma substância, embora distintas, sendo Deus cada uma dessas Pessoas (Mateus 28.19; 1 Coríntios 12.4-6; 2 Coríntios 13.13; Efésios 4.4-6).

Jesus é o Filho do Pai (2 João 3) e não o próprio Pai. Basta uma leitura simples da Palavra de Deus, principalmente nos quatro evangelhos para se descobrir o absurdo dessa doutrina sabelianista. No batismo de Jesus são manifestas as três Pessoas distintas da Trindade - o Pai falando do Céu, o Filho saindo das águas do Jordão, e o Espírito Santo repousando sobre Ele (Mateus 3.16,17). Como os três podem ser uma só Pessoa? Nos evangelhos encontramos com freqüência Jesus fazendo menção do Pai como outra Pessoa. Muitas vezes se dirigia ao Pai em oração (João 17). Afirmar que o Pai e o Filho são uma mesma Pessoa é um disparate.

Jesus disse: "E na vossa lei também está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou" (João 8.17,18). Jesus está falando de duas Pessoas e não de uma. Ele afirmou que veio do Pai e voltava para o Pai (João 8.42; 16.5; 17.3,8). Mais de 80 vezes Jesus afirmou que não era o Pai.
Heresias ou questões secundárias?

Há quem afirme que se trata de uma questão meramente secundária, isso de ambas as partes. Nos Estados Unidos os unicistas são numerosos no Sul: Texas e Oklahoma; Sudoeste: Califórnia. Tanto lá como aqui, os unicistas são agressivos e não hesitam em chamar os evangélicos de diabólicos. No Brasil eles são muito poucos em relação aos Estados Unidos. Lá, os mais moderados diziam que Myer Pearlmann podia estar com o coração bem com Deus, mas que a cabeça estava cheia de confusão.6

Do nosso lado, há os que acham que esse problema não é grave, dizendo que o Espírito Santo não está preocupado com o sistema teológico, como o trinitiarismo e nem com o unicismo.7 Discordamos dessa posição, pois é o mesmo que dizer que o Espírito Santo não está preocupado com a verdade. A Bíblia chama o Espírito Santo de "Espírito da Verdade" (João 14.16,17; 15.26) e "o Espírito é a verdade" (1 João 5.6). Os dois sistemas teológicos, unicismo e trinitiarismo, são excludentes. Não é possível conciliar os dois. Um desses sistemas não é verdadeiro. O pentecostalismo deles não é prova suficiente de que sua doutrina seja aceita por Deus.

É verdade que a maioria dessas seitas modalistas diz-se pentecostais. Os católicos carismáticos também se consideram pentecostais. Convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas sobre experiências humanas. Isso porque a emoção caiu com a natureza humana no Éden (Jeremias 17.9); assim

não serve como instrumento aferidor da doutrina. Mesmo que as experiências sejam sobrenaturais, a Bíblia diz que Satanás se transfigura em anjos de luz (2 Coríntios 11.13-15); oferece, portanto, experiências espirituais falsas. Jesus disse que os falsos profetas são reconhecidos pelos frutos e não pelo sobrenatural. A Bíblia é a única fonte de doutrina; se o Espírito Santo não estiver preocupado com a verdade da Bíblia, cada um terá direito de pregar o que quiser.

A doutrina de Deus é o primeiro de todos os mandamentos (Marcos 12.29,30) e é uma questão de vida ou morte (João 17.3) e não uma alternativa. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz condenação (1 João 2.22,23). Os sabelianistas mutilam a personalidade do Pai e do Filho, com a doutrina das "manifestações", que é uma maneira camuflada de negar Jesus como o Filho de Deus (1 João 5.5,9). O "Jesus" dos sabelianistas não é o Jesus da Bíblia (1 Coríntios 11.4). O Jesus, portanto, cantado pelo Conjunto Voz da Verdade não é o mesmo Jesus nosso, revelado nas Escrituras Sagradas.
Refutação bíblica do batismo em nome de Jesus

A fórmula determinada por Jesus foi "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo", quando disse: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19).

Como explicar as quatro passagens no livro de Atos que fazem menção do batismo em nome de Jesus (Atos 2.38; 8.16; 10.48; 19.5)? Eles se valem dessas passagens para substanciar sua prática. A inconsistência dessa doutrina unicista é que essas passagens bíblicas não estão nos dando a fórmula batismal. A prova disso é que em Atos 2.38 diz: "Em nome de Jesus Cristo"; 8.16: "Em nome do Senhor Jesus"; 10.48: "Em nome de Jesus Cristo"; 19.5: "Em nome do Senhor Jesus".

As versões que seguiram o texto grego de Erasmo, Textus Receptus, trazem Atos 10.48: "Em nome do Senhor", como a Almeida Corrigida. Dessas quatro passagens três são diferentes, ou duas, dependendo da versão. Se elas revelassem a fórmula batismal, seriam iguais, pois uma fórmula é padronizada. Isso mostra que não se trata de uma fórmula batismal. Mostra que essas pessoas eram batizadas na autoridade do nome de Jesus, pela fé em seu nome.
O ocultismo

O Conjunto e seu pastor são irreverentes em seus shows e nada ortodoxos em suas apresentações, para o padrão das Assembléias de Deus. O outro problema é a presença sutil de louvores a deuses estranhos em algumas de suas músicas.

No dia 11 de maio de 1993, o Centro de Literatura Cristão enviou uma carta para o Ministério Voz da Verdade suspendendo a distribuição do material produzido pelo referido Ministério, até que o mesmo explicasse a evidência de louvores a deuses estranhos. A resposta foi dada pelo pastor da Voz da Verdade cinco dias depois dizendo que não precisava do CLC e que seria um favor o CLC não adquirir seu material: "Não precisamos do Centro de Literatura Cristã; vocês não fazem diferença; vocês e nada são a mesma coisa". Há diversos grupos que fizeram análises da letra dessas músicas e declaram que realmente existe esse outro lado do referido Conjunto.

Se realmente não há qualquer envolvimento deles com o ocultismo porque o pastor não procurou explicar a carta enviada pelo CLC? Essa indignação e descortesia do pastor da Igreja Voz da Verdade deixa seu Conjunto sob suspeita.
Notas finais
1 Diz Witness Lee: "Alguns teólogos tradicionais sustentam que as três Pessoas da Deidade não devem ser
confundidas, mas devem ser mantidas distintas e separadas todo o tempo" (A Economia Divina, p. 71).
2 Diz Witness Lee: "Portanto, o Filho é chamado Pai; e o Filho, que é o próprio Senhor, também é o

Espírito. Isso quer dizer que o Pai, o Filho e o Espírito são um" (A Economia de Deus, p. 50). Convém lembrar que a palavra Pessoa para Lee não tem o mesmo significado do Credo Atenasiano. Veja a ilustração da melancia feita por Lee (Op. cit. p. 53).
3 Declara Witness Lee: "O batismo faz-nos ter os pecados perdoados e receber o Espírito Santo" (Lições
da Verdade, p. 79). "O batismo é uma condição para a regeneração e a entrada no reino de Deus" (Op. cit.
p. 92).
4 Lee afirma: "O catolicismo romano e o protestantismo, assim como o judaísmo, estão nessa categoria,

tornando-se uma organização de satanás, como instrumento para danificar a economia de Deus" (Apocalipse Versão Restauração, p. 28). Na página 40 diz que cada denominação evangélica é uma apostasia (Op. cit. p. 40).
5 Defesa da Fé, janeiro - março, número 3. ICP, S. Paulo, p. 42.
6 Veja a refutação ao unicismo de Myer Pearlmann, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Vida, S. Paulo,
1977, pp. 51, 52.
7 HORTON, M. Stanley, Teologia Sistemática - Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD, Rio, 1996, p. 396.
Considero esse livro a obra do século, em matéria de teologia sistemática, ainda mais de autores
pentecostais.

Fonte: Defesa da Fé
Por, Esequias Soares da Silva (Pastor na Assembléia de Deus em Jundiaí (SP), teólogo, apologista
>>>> Receba as Respostas em Seu E-mail - Clique aqui e faça seu cadastro gratis
 
Respostas as Duvidas Biblicas - Estudos da Biblia | by TNB ©2010