Receba as Respostas Direto em Seu e-mail, Gratis!

Seu E-mail:

Atenção: Confirme no e-mail que você receberá!

O Cristão deve Guardar o Sábado e Não pode Comer Carne de Porco? Como Refutar os Advetistas? Provas Biblicas

Recebi um e-mail de um irmão pedindo respaldo para mostrar aos adventistas que não precisamos guardar o sábado e sobre a carne de porco.

Vamos as respostas...

A lei não justifica: Romanos 03:28 "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." Gálatas 02:16 e 03:11 " sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé."

Hebreus 07:19 " (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.

Mudou o sacerdote, mudou a lei: Hebreus 07:12 " Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei."

O Filho é acima da lei: Hebreus 07:28 "Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre."

Para quem é a lei?: I Timóteo 01:09-10 "sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário à sã doutrina"

A lei era a maldição: Gálatas 03:10-11 "Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé."

Estamos livres da lei: Romanos 07:06 "Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra."

Se não estivessemos, Cristo teria morrido em vão: Gálatas 02:21 "Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde."

II Coríntios 03:06 "o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica."

Não estamos debaixo da lei: Romanos 06:14 "Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça." Gálatas 05:18 "Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei."

A lei separa de Cristo: Gálatas 05:04 "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."

Por isso, a lei foi abolida: Efésios 02:15 " aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz" II Coríntios 03:07 "E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente"

A justiça porém, não será abolida: Isaías 51:06 "Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra de baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como uma veste, e os seus moradores morrerão como mosquitos; mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada."

Querido leitor (a), quero pedir a sua atenção, pois estamos vivendo em momentos difíceis, onde as pessoas, pegam versículos isolados e tentam convencer as pessoas a crerem nos seus ensinos, recomendo que você leia todos esses versículos, mas não somente esses, porém os versículos que vêm antes e depois desses, para compreender, e com isso, você não será enganado, e eu quero mostrar isso a você na Bíblia:

Acima, lemos Isaías 51:06, vamos ler também o versículo 07: "Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias." Viu, se eu quisesse te enganar, você já teria caido. Mas vamos ler outros versículos:

Romanos 02:13 "Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados."

Como então que eu disse e mostrei na Bíblia, que a lei não justifica?

Simples: A lei não justifica, mas quem pratica a lei é justificado!

Então eu devo guardar os mandamentos? Se você conseguir, pode guardar, mas sinto em informar: Você enquanto viver, nunca conseguirá! Pois todos nós somos pecadores e transgressores da lei (Romanos 03:23). Então se eu não consigo cumprir a lei, como serei salvo ? Pela graça, pelo Sangue de Jesus!

Mas ai você está pensando: " ele está enrolando!"

Não estou não, não me esqueci de Isaías 51:07, Deus de fato diz, que a justiça não será quebrantada com aqueles em cujo coração está a lei. Sei que parece confuso, mas vamos examinar as Escrituras:

Paulo guardava a lei e dava graças a Deus por isso, veja Romanos 07:25 "Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado." Será então que Paulo guardava a lei dos judeus? Sim, Paulo guardava a lei, mas para quê?

Os judeus não permitiriam que Paulo pregasse, se ele não guardasse, mas ele bem disse, que a lei foi abolida, veja antes de me julgar:

I Coríntios 09:20-21 "E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei."

Paulo, se colocou debaixo da lei, para ganhar os que estavam debaixo da lei, e ele servia sim a lei, mas a lei de Cristo. Qual é a lei de Cristo ? É amar! Mateus 22:37-40 "Jesus respondeu: --"Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente." Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: "Ame os outros como você ama a você mesmo. Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos." É só amar! Essa é a lei.

Então, já que não estou debaixo da lei, posso aprontar todas? Não, mil vezes não!

Veja o que Paulo escreveu: Gálatas 05:19-23 "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Não desprezo a lei, antes, a lei se cumpre na lei do espírito e vida.

Todos os mandamentos estão no Novo Testamento, menos o sábado:

Mandamento

Antigo Testamento

Novo Testamento

1.º

Êxodo 20:2-3

I Coríntios 8:4-6; Atos 17:23-31

2.º

Êxodo 20:5,6

I João 5:21

3.º

Êxodo 20:7

Tiago 5:12

4.º

Êxodo 20:8-11

? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

5.º

Êxodo 20:12

Efésios 6:1-3

6.º

Êxodo 20:13

Romanos 13:9

7.º

Êxodo 20:14

I Coríntios 6:9-10

8.º

Êxodo 20:15

Efésios 4:28

9.º

Êxodo 20:16

Colossenses 3:9;Tiago 4:11

10.º

Êxodo 20:17

Efésios 5:3



Não quero com essa mensagem comprar briga, mas quero somente mostrar, que: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." Gálatas 05:04

Paulo também, não queria ofender ao Gálatas e ele perguntou: “Fiz-me acaso vosso inimigo dizendo a verdade?” Gálatas 04:16 . Será que eu me tornei seu inimigo agora dizendo a verdade? Que verdade Paulo disse a eles?

Gálatas 04:09-11 “Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós que haja eu trabalhado em vão para convosco.”

Pode me acusar de herege, mas eu mostrei na Bíblia, e continuarei mostrando, e recomendo novamente: analise todos os versículos, não de forma isolada, e verá que não sou eu que minto, veja você, depois pergunte, e seu dirigente dirá o que acontece, mas não diga que eu sou adorador do sol, pois eu não guardo nem o sábado, nem o domingo. Aliás:

Dizem: “Aqueles que guardam o domingo, adoram ao sol, pois domingo em inglês, é sunday, traduzido é: dia do sol.”

Se formos por esse lado, vejamos: Sábado em inglês: Saturday que traduzido é: dia do saturno.

Nem eu adoro ao sol, nem vocês adoram o saturno. O que a Bíblia diz que você deve guardar?

Apocalipse 3:3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

Apocalipse 3:11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Apocalipse 16:15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.)

Apocalipse 22:7 Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.


Guarde isso, e será bem-aventurado, paz seja contigo.


Na parte I (*A Lei (um estudo fácil e profundo)Parte I) já vimos vários detalhes, mas devido a alta dúvida sobre o tema, e como o prometido, trataremos novamente do fato.

Falando ainda do sábado, vejamos alguns outros detalhes:

Deus disse ainda no Antigo Testamento, com clareza que o sábado judáico iria cessar:

"E farei cessar todo o seu gozo, e as suas festas, e as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades." Oséias 02:11.

Isso se cumpriu com a vinda e morte de Cristo, quando foi dada o novo concerto:

"Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós." Lucas 22:20

Como já vimos, o sábado judáico não é então necessário para o cristão. Paulo exortou para não se guardasse:

"Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos." Gálatas 04:09-10.

Dizem os sabatistas que os evangélicos guardam o domingo e por isso adoram ao "deus sol", pois domingo em inglês é sunday = dia do sol. Mas e o sábado em inglês e: saturday = dia do saturno, um planeta que também foi adorado como divindade!

Em que dia os cristãos se reuniam para adorar a Deus?

* Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana: "No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida." João 20:01

* Jesus apareceu aos discípulos no primeiro dia da semana: "Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!" João 20:19.

* Novamente apareceu Jesus aos discípulos no primeiro da semana e desta vez com a presença de Tomé: "Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: --Que a paz esteja com vocês!" João 20:26.

* O pentecostes aconteceu no domingo (primeiro dia da semana) : "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar" Atos 02:01.

* A ceia (partir do pão) era feita pelos discípulos no primeiro dia da semana : "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite." Atos 20:07.

* A coleta cristã era feita aos domingos, o que mostra que era nos domingos que se tinham mais cristãos reunidos. É lógico pensar que seria muito mais fácil coletar as ofertas quando todos os cristãos estivessem reunidos ao invés de supor que se reunissem no Sábado e depois, após voltarem para suas casas no Domingo, fosse feita a coleta de casa em casa.

"Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for." I Coríntios 16:01-02.

Quando é o primeiro dia da semana? Veja Mateus 28:01:

"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro." Mateus 28:01.

Agora não tem como ninguém dizer que o primeiro dia seja o sábado! Depois do sábado ("E, no fim do sábado...") só pode ser o domingo, o primeiro dia da semana!

Veja ainda Marcos 16:01-02:

"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo." Marcos 16:01-02.

Mas haviam os Ebionitas, ou judaizantes, que se converteram a Cristo, mas ainda queriam obedecer à lei, quanto a circuncisão, guarda de dias e alimentos. Além disso, eles não aceitavam os escritos de Paulo, e só aceitavam somente o Evangelho Segundo os Hebreus (não confundir com a epístola aos Hebreus) como canônico. Os adventistas do sétimo dia, são bem parecidos: além de continuarem debaixo do antigo pacto, ainda recebem outros livros como se fossem canônicos, como os livros de EGW.

Qual é o dia do Senhor apresentado em Apocalipse 01:10 ?

"Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta" Apocalipse 01:10.

Qual é o dia do Senhor?

Os sabatistas dizem que esse dia é o sábado, e usam até uma passagem bíblica, veja Lucas 06:05

"E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado." Lucas 06:05.

Lucas disse: "é Senhor até do sábado..." Jesus não é o Senhor de um único dia, mas de todos os dias, e "até do sábado é Senhor" !

Então qual é o dia do Senhor?

Segundo o ensinamento dos profetas, o dia em que Deus irá castigar os israelitas incrédulos e os inimigos do povo de Israel. Em seguida, o restante fiel seria colocado nas posições de governo {#Joel 02.01-11; Sofonias 01.07-18}. No Novo Testamento é a SEGUNDA VINDA DE CRISTO {#1Coríntios 01.08}.

Então, por que Paulo nos sábados parava de trabalhar e se dirigia ao templo?

Ora, Paulo não perdia tempo! Ele bem sabia que não havia dia melhor para ir ao templo pregar! O dia em que mais pessoas estariam reunidas, pois muitos ainda não haviam recebido a Cristo, visto que " Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." João 01:11.

Assim, como o sábado era o melhor dia para se pregar no templo, pois todos os judeus iam para lá, assim, no domingo era o melhor dia para se fazer a coleta, pois era (e é) o dia em os cristãos se reunem! (I Coríntios 16:01-02).

Veja o que Paulo disse:

"Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns. E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele." I Coríntios 09:19-23.

Qual é a lei de Cristo?

"Portanto, agora, nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." Romanos 08:01-02.

Essa é a lei, totalmente diferente das leis pesadas dos fariseus. Agora é a lei do Espírito e de vida, ou seja, a Palavra de Jesus é a lei, veja :

João 06:63 "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida."

E o que Jesus disse ?

Mateus 11:28 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." A lei do Espírito e de vida, é leve ! Bem diferente da lei de homens desviados da verdade (I Timóteo 06:21). Qual é a ordem de Jesus? Guardar o sábado ou o domingo ? Não ! Veja qual é a ordem:

Marcos 16:15-18 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão."

Os alimentos? Comer ou não comer, eis a indigestão!

Algumas passagens são usadas para se defender o tema, vejamos:

Levítico 11:07 "Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo"

Isaías 66:03 "Aquele que mata um boi é como aquele que fere um homem; aquele que sacrifica um cordeiro, como aquele que degola um cão; aquele que oferece uma oblação, como aquele que oferece sangue de porco; aquele que queima incenso, como aquele que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma toma prazer nas suas abominações."

Isaías 66:17 "Os que se santificam e se purificam nos jardins uns após outros, os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato juntamente serão consumidos, diz o SENHOR."

Será que o cristão é proibido de comer carne de porco e outras carnes?

Nas duas passagens do profeta Isaías, Deus está chateado, pois as pessoas faziam rituais matavam muitos animais e ofereciam sangue de porco e bendiziam aos ídolos. Outros entravam em jardins e comiam tais carnes. Hoje o mesmo ocorre: Em rituais malignos, animais são oferecidos, mas o que Deus disse, não era quanto ao animal, mas quanto ao ritual, pois, para Deus, o cordeiro não é imundo mas puro.

Já na passagem de Levítico, Deus fez essa proibição ao filhos de Israel, leia:

"Dizei aos filhos de Israel: São estes os animais que comereis de todos os quadrúpedes que há sobre a terra..." Levítico 11:02.

" São estes os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai." Levítico 27:34.

Mas até para os filhos de Israel deus permitiu que eles comessem:

"Porém, conforme todo o desejo da tua alma, degolarás e comerás carne segundo a bênção do SENHOR, teu Deus, que te dá dentro de todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela comerão, como do corço e do veado." Deuteronômio 12:15.

"Quando o SENHOR, teu Deus, dilatar os teus termos como te disse, e disseres: Comerei carne, porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme todo desejo da tua alma, comerás carne."

"Porém, como se come o corço e o veado, assim comerás; o imundo e o limpo juntamente comerão delas." Deuteronômio 12:20 e 22.

Deus pediu somente que não comessem o sangue (Deuteronômio 12:23).

E para o cristão?

"não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem." Mateus 15:11

Não é a carne que vai me contaminar, pois o Sangue de Jesus é poderoso!

"Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso? Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem." Mateus 15:17-18.

" Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes." Romanos 14:02.

"Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda." Romanos 14:14.

"Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência." I Coríntios 10:25.

O que se vendo no açougue? Paulo disse isso para os coríntios, ou seja, o açougue não era judeu, logo se vendiam todos os tipos de carne!

"Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas." Tito 01:15.

"Não é esta ou aquela comida que vai fazer com que Deus nos aceite. Nós não perderemos nada se não comermos e não ganharemos nada se comermos desse alimento." I Coríntios 08:08.

E por fim:

COLOSSENCES 02:16 "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados"

Então posso me embriagar e que ninguém me julgue? Não, nada disso, já vimos em Gálatas 05:21, que os que se embriagam ficarão de fora. Paulo fala aqui, do jeito pelo qual bebiam, pois eles eram constantemente julgados, ou seja, desde que Jesus ainda andava com eles, já julgavam, veja: Mateus 15:02, Perguntaram a Jesus: "Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão." Jesus respondeu: "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." Mateus 15:11. Os fariseus lavavam os talheres até 07 vezes, e quando eles viam os discípulos de Jesus se alimentando de forma diferente, ficavam irados. Esse é o caso da pregação de Paulo, que ninguém nos julgue pelo jeito com o qual nos alimentamos, pois a santificação não se encontra no alimento ou no lavar do talher, mas em seguir as Palavras de Jesus. Julgar as pessoas pelo que elas comem, é "debalde inchado na sua carnal compreensão" de pessoas "que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivesseis ainda no mundo." e Paulo diz: "Mas não são de valor algum senão para satisfação da carne." Colossences 02:19-20 e 23.

Portanto, ninguém julgue, senão guardo o sábado, ou pelo que como!


Escrito por Wellington Fernandes Leão - Notícias do Evangelho - 14/06/06.

>>>> Receba as Respostas em Seu E-mail - Clique aqui e faça seu cadastro gratis
 
Respostas as Duvidas Biblicas - Estudos da Biblia | by TNB ©2010