Receba as Respostas Direto em Seu e-mail, Gratis!

Seu E-mail:

Atenção: Confirme no e-mail que você receberá!

Como explicar os três dias e três noites em que Jesus passou no sepulcro? Suposta Contradição da Biblia

“Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o filho do Homem três dias e três noites no seio da terra” (Mt 12.40).

Jesus deu autenticidade à narrativa do Antigo Testamento a respeito de Jonas. Os inimigos da cruz alegam que esse milagre não passa de uma ficção. Jesus usou esse fato histórico para falar de Sua própria morte. Mas os incrédulos fazem a conta e concluem que Jesus não passou três dias de vinte e quatro horas no sepulcro. Como explicar?

Não se trata literalmente de um dia de 24 horas. No caso, a fração de dia é contada como um dia.

"Três dias e três noites" (Jonas 1.17) não significava, necessariamente, dias completos, e sim partes de um dia de vinte e quatro horas contadas como representando o dia todo. Na antiga lei judaica, somente após três dias de testemunho admitia-se a condenação de uma pessoa à morte" (Comentário Bíblico Atos - Novo Testamento, Craig S. Keener, primeira Edição Abril/2004).

“Três dias e três noites - O período em apreço era da sexta-feira de tarde até o domingo de manhã. A expressão quer dizer que três períodos de vinte e quatro horas, da sexta-feira, sábado e domingo, eram parcial e completamente cumpridos” (O Novo Comentário da Bíblia, vol. I).

Pela contagem da época, o dia terminava às 18h. Jesus foi sepultado na sexta-feira, antes das 18h. A partir daí, começava o sábado, em que nenhum trabalho poderia ser realizado. Ficou no sepulcro por todo o dia de sábado (das 18h de sexta às 18h de sábado) e das 18h de sábado (já domingo) até as primeiras horas da manhã, quando ressuscitou. A Bíblia não informa a hora exata da ressurreição (Mc 16.9; Lc 23.46; Jo 19.31,32, 34, 38-42). “Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra fora removida da entrada” (Jo 20.1). Portanto, Ele morreu mais ou menos às 15 horas de sexta-feira – nona hora, pela expressão judaica do tempo –, foi sepultado nesse mesmo dia e ressuscitou no domingo.
05.03.08
www.palavradaverdade.org
>>>> Receba as Respostas em Seu E-mail - Clique aqui e faça seu cadastro gratis
 
Respostas as Duvidas Biblicas - Estudos da Biblia | by TNB ©2010