Receba as Respostas Direto em Seu e-mail, Gratis!

Seu E-mail:

Atenção: Confirme no e-mail que você receberá!

O QUE DIZ A BIBLIA CATÓLICA SOBRE O CELIBATO? POR QUE OS PADRES NÃO PODEM SE CASAR? VERSICULOS BIBLICOS

Celibato - casar ou não?

O que Deus diz sobre o casamento?

A primeira vez que Deus disse a respeito, Ele falou:

"E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele." Gênesis 02:18.

Até o dado momento, Deus já havia feito os componentes da terra, e Deus viu que era bom (Gênesis 01:04 e 10), porém quando Deus vê o homem sozinho, Deus diz: "Não é bom que o homem esteja só..." Então, percebemos que logo no começo, Deus manifesta a sua vontade para o homem e para a mulher.

Sabemos também que Adão pode ser considerado o primeiro sacerdote de Deus, visto que Deus lhe deu autoridade sobre os animais, e o colocou por cabeça, e deu também a ele a Palavra a qual Adão deveria obedecer. Todas essas, são características de um sacerdote, percebemos então que o primeiro sacerdote era casado, e era bom que ele fosse casado.

Depois do pecado, Deus começa a procurar pessoas fieis, e Ele encontra Noé, e Noé também era casado e tinha filhos. Noé também pode ser considerado um sacerdote, visto que também tinha autoridade e a Palavra de Deus.

Outro homem que foi fiel a Deus, chamava-se Abraão, que por visto era bem casado; não tinha filhos a princípio, é verdade, mas depois, Deus lhe concedeu tal benção e ele se tornou o pai dos judeus.

Logo após, temos Isaque e Jacó, também casados, e também considerados sacerdotes.

Não podemos nos esquecer de Moisés, que só não foi o sumo sacerdote, pois ele não falava bem, mas que era casado também.

Enfim, eu poderia citar aqui muitos homens que foram fieis a Deus e que foram casados, mas estes já são suficientes, visto que são pessoas notáveis na história bíblica.

Percebemos então, que de fato, a vontade de Deus, é que os seus servos constituam famílias e sejam abençoados:

"Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gênesis 12:03.

Abraão, como grande líder que era, não poderia deixar de ser casado.

Logo depois de Moisés, temos um jovem chamado Josué, que se tornou o líder de Israel, e tinha uma família abençoada! Ele disse:

"Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." Josué 24:15.

Como que Josué e sua casa serveriam ao Senhor se ele não tivesse esposa e filhos? Como teria ele descendestes para servirem ao Senhor?

Percebemos que os grandes líderes do povo de Deus eram casados.

O mesmo aconteceu com Pedro, que foi um dos líderes da igreja primitiva, junto com Paulo e Tiago. Pedro também era casado:

" E a sogra de Simão estava deitada, com febre; e logo lhe falaram dela." Marcos 01:30.

Dizem que Pedro poderia ter abandonado a sua esposa, mas será que era esta a vontade de Jesus? Não, Jesus disse:

"Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem." Mateus 19:06.

Jesus é contra o divórcio, e em Mateus 05:31-32 Ele deixa claro que DIVÓRCIO SÓ EM CASO DE ADULTÉRIO!! "Foi dito também: "Quem mandar a sua esposa embora deverá dar a ela um documento de divórcio."
Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério,
será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério." Aliás veja o que Pedro diz em relação ao casamento em 1Pedro 3:7-8: "Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês. Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros".
Agora esta história de Pedro papa só sendo muito ingênuo, a saber que segundo os Livros de História a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada em 380 depois de Cristo por cristãos já desviados do evangelho, Pedro já era morto, nunca se prostrou perante uma imagem e nunca desejou ser venerado como santo. Para saber mais sobre O Senhor Jesus Cristo e sua obra leia o Evangelho.

Paulo acrescentou: "...e que o marido não deixe a mulher." I Coríntios 07:11.

"Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher." I Coríntios 07:27.

Paulo dizia isso, por estar pregando a uma igreja difícil de se doutrinar, e onde havia muita prostituição, então ele adverti a não se ligarem a mulher, mas em outras cartas, veremos que Paulo recomendava sim o casamento.

Paulo diz que a proibição do casamento, seria uma doutrina de demônios:

"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento..." I Timóteo 04:01-03.

A doutrina do celibato teve início no budismo, quando o monges budistas acreditavam que se tornariam mais santos se não se casassem, e a igreja católica o "emprestou" para si.

Alguns chegam ao absurdo em dizer que Jesus era celibatário! Serpa que eles gostariam que o Senhor Jesus se cassase, então? Absurdo...

Mas há alguns padres que realmente não querem casar, e neste caso, é doutrina de demônio? Paulo disse que isso não serve para nada!

"Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade." Colossenses 02:23.

Será que é pecado se casar?

"Mas, se te casares, com isto não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca. Ainda assim, tais pessoas sofrerão angústia na carne, e eu quisera poupar-vos." I Coríntios 07:28.

Existe muitos padres que já eram até noivos, mas abandonaram a noiva para seguirem ao sacerdócio, mas a Bíblia diz:

"Aos que ficaram noivos, mas resolveram não casar mais, eu digo o seguinte: se o rapaz sente que assim não está agindo certo com a sua noiva e acha que a sua paixão por ela ainda é muito forte e que devem casar, então que casem. Não existe pecado nisso." I Coríntios 07:36.

Há alguns que insistem em dizer que Pedro havia deixado a sua esposa, será?

Não há nenhuma referência bíblica que diga ou indique que Pedro tivesse deixado a sua esposa, mas pelo contrário, há sim uma referência que indica com clareza que Pedro permaneceu casado.

Paulo disse: "Será que nas minhas viagens eu não tenho o direito de levar comigo uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor Jesus
e também Pedro?" I Coríntios 09:05.
Então, não somente Pedro, mas também os outros apóstolos levavam suas esposas, pois eles nunca as deixaram!

Será que Paulo queria uma mulher irmã no sentido de uma empregada para lavar as suas roupas e cozinhar para ele? Não! Quando a Bíblia diz mulher irmã, entenda: Tanto mulher: esposa, como irmã: mulher cristã.

Alguns usam do seguinte versículo:

"E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna." (Mateus 19:29).

Será então que para eu ter a vida eterna terei que deixar meu pai, mãe e esposa? Não! Jesus fala em deixar a tradição da família! A tradição religiosa a qual a pessoa nasceu.

Pedro disse: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos" Lucas 18:28.

Será que Pedro deixou mesmo tudo? Não! Depois de Jesus morrer, Pedro, duvidando que Ele estivesse ressuscitado, disse:

"Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam." João 21:03.

Percebemos neste versículo, que Pedro não havia deixado nem mesmo a sua velha profissão!

Pedro até queria circuncidar os cristãos! (Gálatas 02:07), logo, quando Pedro disse que deixaria tudo, ele se referia a religião antiga! E você, também está disposto a deixar a religião antiga e a tradição de família para seguir a verdade?

Se Pedro permaneceu casado, e ele é considerado o primeiro papa, por que o celibato?

Já vimos que os líderes do antigo testamento eram casados, e no novo testamento, temos esta confirmação:

"É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar" I Timóteo 03:02.

Alguns dizem que Paulo escreveu isso pelo fato de haver poligamia na época, mas o fato é que Paulo disse que é necessário ser casado, e também apto para ensinar. Será que um celibatário é apto para ensinar a um casal que está tendo problemas? Se o padre não é casado, como ele vai auxiliar um casado? Percebemos então que ele não é apto para ensinar.

Paulo ainda escreveu: "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros."

O matrimônio é digno de honra, tanto é que José e Maria se casaram! Será que Maria pecou nisso? Ou será que José era um monge budista que não queria se casar?

Então: " Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade..." Eclesiastes 09:09.


"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." I Coríntios 03:11.

Ninguém pode por outro fundamento. A igreja católica não pode colocar outro fundamento, aliás, Pedro não é o fundamento, Paulo deixou claro: Jesus é o fundamento, e ninguém pode por outro!

E vale a pena ler de novo:

"E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.

e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele." Apocalipse 05:04.


Deus não divide a glória Dele com ninguém!

"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura." Isaías 42:08.


Recomendo que você confira na sua Bíblia as passagens, para você comprovar que não estou mentindo , Deus te abençoe.


Jesus te ama e te chama!



Wellington Leão, Noticias do Evangelho
>>>> Receba as Respostas em Seu E-mail - Clique aqui e faça seu cadastro gratis
 
Respostas as Duvidas Biblicas - Estudos da Biblia | by TNB ©2010