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O que é a Primicia Biblica? Onde está escrito na Biblia sobre as Primicias

No hebraico, a palavra "primícias" é habicurim. A Festa das Primícias era comemorada três dias e três noites depois da Páscoa (Lv 23:12), quando as primícias da terra eram ofertadas ao Senhor, e quarenta e nove dias antes do Pentecostes. Deus requeria apenas um molho de cevada. A Festa das Primícias é também designada "... festa das segas dos primeiros frutos" (Êx 23:16). O fermento é considerado pelas Escrituras como tipo da presença da impureza e do mal (Êx 12:15,19; 13:17; Lv 12:11: Dt 16:4; Mt 16:6,12; Mc 8:15; Lc 12:1; 1Co 5:6-9; Gl 5:9) e era proibido nas Festas da Páscoa e dos Pães Asmos. Assim, os dois pães levedados que eram movidos, na Festa das Primícias, representam Israel e os gentios formando a Igreja, divina e perfeita pelo lado de Seu Senhor e imperfeita por parte de seus membros (Mt 13:33). A Festa das Primícias retrata e prediz a ressurreição de Cristo. Na Palestina, a colheita principal é feita durante o sétimo mês judaico, Ethanim. As primícias se referem exatamente àquela parte da colheita que amadurece antes dos demais grãos, no mês de Abib. Até o ano 70 d.C., quanto o Templo foi destruído, este trigo precoce era colhido, reunido num feixe, e apresentado no Templo como "primícias". Os sacerdotes moviam diante do Senhor como uma "oferta movida". Aqueles primeiros grãos eram como que uma "previsão" de toda colheita que somente ocorreria no mês de Ethanim. Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo, que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto" (Jo 12:24). O propósito de se plantar uma saca de arroz no solo é o de se ver esta semente multiplicando-se em milhões de outras sementes (grãos de arroz), exatamente iguais aos que foram plantados. Em Sua morte e sepultamento, Jesus foi "plantado" como uma semente. Jesus não somente ressuscitaria dos mortos, mas seria uma primícia da ressurreição principal que virá nos últimos dias também ressuscitaria dos mortos (veja Ap 20:4-6).

FONTE: Dicionário Teológico Brasileiro Lázaro Soares de Assis
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