Receba as Respostas Direto em Seu e-mail, Gratis!

Seu E-mail:

Atenção: Confirme no e-mail que você receberá!

Quem foram os nicolaítas? O qe era ser um Nicolaita?

Consulta:

Estudando a palavra de Deus, mais específicamente em apocalípse 2:12 a 17, sobre a igreja em Pérgamo, Deus fala a respeito dos nicolaítas. Gostaria de saber quem foram os nicolaítas?

Resposta:

A sua pergunta é comum dentre aqueles que estudam a palavra. Quem eram esses Nicolaítas sobre os quais o livro de apocalipse faz severas considerações.

Não sei se a resposta vai agradá-la, porém, não temos resposta a esta pergunta. Ao certo mesmo, não podemos afirmar nada do ponto de vista bíblico e quase nada do ponto de vista histórico.

A bíblia faz menção a eles somente neste capítulo e se cala. Do ponto de vista histórico surgiram muitas especulações a respeito, especulações estas inclusive, que não podem dar-se muito crédito.

Alguns atribuem a seita dos Nicolaítas a Nicolau, o primeiro diácono (At 6:5) , dizendo que o mesmo apostatou e expôs a sua mulher para o abuso público, gerando então um ensinamento que todas as mulheres da igreja deveriam servir a todos os homens, a fim de que não houvesse ciúmes, sendo esse o pensamento de erudito Noah Webster.

Um amigo a quem questionei sobre o tema escreveu o seguinte:

Thayer, em seu dicionário grego, diz que “eles foram acusados de cometer o erro de Balaão, colocando uma pedra de tropeço para a igreja de Deus tanto defendendo a liberdade de comer coisas sacrificadas a ídolos como cometendo fornicação”.

Smith concorda e amplia Thayer quando diz que “eles levavam as práticas libertinas e a refeição de comidas sacrificadas para o culto da igreja e durante a ceia do Senhor”.

Já a Enciclopédia Bíblica Internacional joga um pouco mais de pimenta no assunto. “Referência aos nicolaítas é freqüente na literatura pós-apostólica. Conforme Irineu, seguido por Hippolytus, eles vieram de Nicolau, o prosélito de Antioquia, que foi um dos sete escolhidos para servir as mesas (Atos 6:5). Irineu e Clemente de Alexandria, Tertuliano e outros concordam em condenar as prátias dos nicolaítas além de suas tendências gnósticas. Para explicar a aparente incongruência de uma seita tão imoral ser fundado por “homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria.” (Atos 6:3), Simcox argumenta que a falha deles pode ter sido em reação aos princípios originais de uma asceticismo rígido. Uma teoria mais moderna e baseada na similaridade do significado da palavra grega “Nikolaus” e da hebraica “Balaão” propões a visão de que as duas seitas referidas pelos dois nomes são na realidade uma.”

Por sua vez Easton resume assim “Eles se pareciam com uma classe de cristãos professos, que procuravam introduzir na igreja uma falsa liberdade ou licenciosidade, desta forma abusando da doutrina da Graça ensinada por Paulo.”

Foi Hipólito de Roma quem ligou os nicolaítas com o diácono mencionado em Atos 6. Nenhum escrito mais próximo do livro de atos faz essa referência. Clemente de Alexandria inocenta o diácono Nicolau, discordando de Hipólito e atribui o nome da seita a uma distorção de palavras.

Agora uma pérola: Scofield, em suas anotações da Bíblia, seguindo pensamentos dispensacionalistas, sugere que as sete cartas em Apocalipse revelam e profetizam várias eras da história do cristianismo, e que os nicolaítas são uma referência a uma noção primitiva de ordem sacerdotal, ou clero, que mais tarde dividiu a irmandade cristã em “sacerdotes” e “leigos” (http://en.wikipedia.org/wiki/Nicolaitans).

De qualquer forma, mesmo havendo várias especulações sobre o assunto, não passam de especulações.

Pr Iverson
- Conselheiro
>>>> Receba as Respostas em Seu E-mail - Clique aqui e faça seu cadastro gratis
 
Respostas as Duvidas Biblicas - Estudos da Biblia | by TNB ©2010