Receba as Respostas Direto em Seu e-mail, Gratis!

Seu E-mail:

Atenção: Confirme no e-mail que você receberá!

Quem Morre em Cristo está Dormindo ou no Paraiso? Quem Morreu sem Jesus está em tormento ou dormindo ?

Recebemos a seguinte pergunta do irmão José Luiz, por e-mail:

"quem morre em cristo esta dormindo ou esta no paraiso de que forma se esta no paraiso.e quem morre sem cristo esta dormindo ou ja esta sofrendo?"

Faça você também a sua pergunta aqui (você não será identificado).


Esta é uma dúvida constante, que sempre nos é feita, talvez porque é muito levantada por grupos religiosos como, as Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo Dia.

Estes grupos religiosos, usam a citação de Eclesiastes 09:05-06 que diz:

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."

Com isso, esses religiosos, dizem que a alma, seja do salvo ou do condenado, não estaria nem no paraíso, nem no hades, mas estaria em um lugar, dormindo.

O interessante, é notar que no versículo por eles apresentado, diz que os mortos não tem recompensa, com isso, será que o galardão não existe? A pergunta destes religiosos começa a ficar sem fundamento ai.

Veja o que a Bíblia fala sobre recompensa:

"Conforme forem as obras deles, assim será a sua retribuição, furor aos seus adversários, e recompensa aos seus inimigos; às ilhas dará ele a sua recompensa." Isaías 59:18

Com isso, concluimos que todos terão a sua recompensa, mas de acordo com a "interpretação" das testemunhas de Jeová e Adventistas, ninguém teria a sua recompensa, nós porém, sabemos "que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." Colossenses 03:24.


Então, o que quer dizer Eclesiastes 09:05-06? A resposta para as maiorias das dúvidas bíblicas, está no próprio versículo.

Leia novamente o final do versículo em análise:

"... e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."

Pronto, respondido! Os mortos não têm parte alguma do que continua a acontecer debaixo do sol, isto é, aqui na terra.

Por isso, Deus disse:

"Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" Lucas 12:20.

Com isso, foi derrubado a principal argumentação dos grupos religiosos que não acreditam que os mortos estão sim conscientes. E acabado a principal argumentação, podemos provar, sem dúvida alguma, de que os mortos estão conscientes.

Em Lucas 16:19-31, Jesus contou uma história verdadeira, de um rico e de um homem chamado Lázaro.

Por que eu digo que esta história é verdadeira? Pois Jesus começou dizendo:

"Ora, havia um homem rico..." Lucas 16:19.

Havia = existiu um homem chamado.

Com isso, ali não é relatado uma simples parábola, mas um fato verídico. Outra razão para provarmos isso, é que ali, é citado um nome (Lázaro) e em nenhum parábola, um nome foi citado. Mas o fato é que Jesus disse: "... havia..."

Quanto a isso, temos uma pregação em audio que irá ajudar em muito a exclarecer a dúvida. Não deixe de fazer o download:

O rico e Lazaro - Misael Pagliarin

Outro versículo que deixa claro que os mortos estão sim conscientes, é Apocalipse 06:10

"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"

Aqui vemos o caso de pessoas que morreram, mas clamavam. Se eles estivessem dormindo como dizem os grupos religiosos, como poderiam clamar? Além de clamar, eles bem sabiam porque morreram.

Com isso, a resposta é:

Os mortos estão todos conscientes, sabem porque morreram, e ou estão clamando pela justiça de Deus ou estão atormentados (Lucas 16:19_31 - Ouça a pregação).


A paz de Jesus,

Wellington Leão.
>>>> Receba as Respostas em Seu E-mail - Clique aqui e faça seu cadastro gratis
 
Respostas as Duvidas Biblicas - Estudos da Biblia | by TNB ©2010